Há três possibilidades de revestimentos do aço que podem ser utilizados em telhas e painéis. Esses revestimentos metálicos sobre o substrato de aço podem ser formados por uma camada de zinco puro ou por ligas de diferentes composições de zinco, de alumínio, de silício e de magnésio.

Painéis de aço PIR para fachada

A escolha do revestimento depende igualmente da opção por uma proteção adicional de pintura, que propiciará, também, benefícios estéticos que a chapa colorida apresenta. No final de seu ciclo de vida, a telha de aço revestido pode ser reciclada como qualquer outro produto de aço.

Revestimento de zinco
O termo galvanizado usualmente se refere ao revestimento de zinco. Esse termo deriva da proteção galvânica que o zinco proporciona ao aço quando exposto a um ambiente corrosivo. As bobinas de aço recebem um banho de zinco líquido, que garante ao aço resistência à corrosão e excelente aderência à pintura. Os aços zincados podem apresentar diferentes acabamentos superficiais como o cristal normal ou cristal minimizado, ambos possuem aparência com brilho metálico.

As chapas com cristais normais apresentam um padrão que resulta da fusão do zinco quando seus grãos se expandem e são cristalizados na solidificação do revestimento, cujo aspecto pode ser chamado de “flor de zinco”. Já as chapas com cristais minimizados, apresentam superfície mais lisa e aparência mais regular. Essa variação do acabamento superficial não tem influência sobre o desempenho à corrosão do revestimento, os dois acabamentos protegem igualmente o substrato, considerando-se a mesma massa de revestimento.

O revestimento zincado é estabelecido na norma brasileira ABNT NBR 7008.

A escolha da telha com ou sem pintura é que vai determinar a massa de revestimento de telhas com revestimento zincado. 

Caso as telhas não recebam pintura, é necessária uma maior massa de revestimento – 275 g/m², em relação às chapas que receberão pintura – 225 g/m², revestimentos designados respectivamente Z275 e Z225. A massa de revestimento de 275 g/m² (em ambas as faces) corresponde a uma espessura de revestimento de aproximadamente 20 μm (micrômetros) por face. 

  • Aços zincados têm maior proteção galvânica do que outros tipos de revestimento por imersão a quente.
  • O revestimento zincado apresenta boa resistência a ambientes alcalinos, como aqueles com presença do cimento, embora deva se tomar cuidado para que o cimento não risque a superfície da telha.

Revestimento com liga alumínio-zinco 

O revestimento com liga alumíniozinco, conhecido comercialmente como Galvalume® combina as vantagens dos seus dois componentes principais: o efeito de barreira do alumínio e a proteção de sacrifício do zinco, ou proteção galvânica, resultando em excelente resistência à corrosão. O revestimento é formado por uma liga de 55% alumínio, 43,4% de zinco e 1,6% de silício e é aplicado pelo processo de imersão a quente. Graças a uma fina camada de óxido, devida ao alumínio, o Galvalume® proporciona uma aparência mais brilhante em relação aos Para uso em telhas e painéis, a massa mínima de revestimento para aplicações com ou sem pintura é de 150 g/m² – designado AZ 150. A massa de revestimento de 150 g/m² (em ambas as faces) corresponde a uma espessura de revestimento de aproximadamente 20 μm por face.

  • Maior resistência à corrosão que o revestimento zincado na maioria dos ambientes com demonstrada durabilidade no longo prazo. 
  • A proteção superficial com resina acrílica permite a aplicação direta de pintura, desde que haja compatibilidade da tinta com a resina. Já a proteção com oleamento é utilizada para os processos onde o óleo será removido antes da pintura, como no processo de pré-pintura de bobinas (coil coating). outros revestimentos, com maior refletividade, o que gera melhor eficiência térmica.
  • Galvalume® possui boa resistência à abrasão devido a sua dureza superficial.
  • Galvalume® garante uma boa aderência à tinta.
  • Telhas e painéis em Galvalume® devem evitar a exposição a ambientes alcalinos e ao cimento úmido. 
  • Também devem ser evitados ambientes com presença de amônia, como estábulos e granjas.
  • Evitar o uso em ambientes fechados com piscinas.

Revestimento com liga zinco-alumínio-magnésio 

O revestimento com liga zinco-alumíniomagnésio, também aplicado por processo de imersão a quente, oferece maior resistência à corrosão em ambientes agressivos, com melhor comportamento nas bordas não revestidas e perfurações. O melhor desempenho à corrosão do revestimento zinco-alumínio- magnésio permite que ele substitua o revestimento zincado, que demandaria uma alta espessura de revestimento quando utilizado em ambientes agressivos – por uma espessura de revestimento reduzida. Como aspecto superficial, esse revestimento possui aspecto natural cinza escuro, sem brilho, com acabamento superficial em cristais minimizados.

O revestimento liga zinco-alumínio-magnésio é estabelecido pela norma ABNT NBR 16990. A especificação compreende dois tipos de revestimento com composições distintas: classe 1 – de média resistência à corrosão com mínimo de 1% de alumínio e 1% de magnésio e o restante em zinco; e a classe 2 – de alta resistência à corrosão com mínimo de 2% de alumínio e 2% de magnésio e o restante em zinco. Para uso em telhas e painéis, a massa mínima de revestimento para aplicações com ou sem pintura é de 120 g/m² – designado ZM 120. A massa de revestimento de 120 g/m² (em ambas as faces) corresponde a uma espessura de revestimento de aproximadamente 9 μm por face. 

• Graças a presença de magnésio na liga, cria-se uma camada estável e durável na superfície, contribuindo para melhorar a proteção das bordas cortadas para a aplicação em atmosferas mais severas como ambientes costeiros. 

• O revestimento com liga zinco-alumíniomagnésio apresenta boa resistência a ambientes com amônia e ambientes alcalinos como aqueles com presença de cimento, embora deva se tomar cuidado para que o cimento não risque a superfície da telha.

Fonte: Manual Técnico das Telhas e Painéis de Aço, da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM)

Contato

Tel.: (32) 3532-6362
WhatsApp: (32) 98420-4422

Endereço
Rodovia Km 6, Ubá – MG, CEP 36500-000

Receba nossas novidades por e-mail

Falar conosco
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?