As mudanças na demanda dos clientes, a natureza e a economia da construção e as realidades da cadeia de suprimentos moderna levaram a mudanças fundamentais na maneira como as empresas de engenharia e construção (E&C) tendem a fazer negócios.
No documento “A construção civil do futuro”, a diretora de Tecnologia e líder de Engenharia e Construção da Deloitte Consulting, Michelle Meisels, faz uma provocação:

“Os líderes do setor estão prontos para aproveitar todo o potencial das mudanças na dinâmica do setor para beneficiar seus clientes, pessoas, organizações, comunidades e a sociedade de forma mais ampla?”.
O novo relatório da consultoria global analisa detalhadamente as principais tendências que moldam a engenharia e a construção e as mudanças de capacidade fundamentais necessárias para o sucesso a longo prazo.
Segundo ela, a construção não é mais simplesmente construir estruturas únicas e infraestrutura física. Mudanças fundamentais estão acontecendo e podem levar as empresas a explorar maneiras radicalmente novas de criar e capturar valor, à medida que dão o salto para a quarta revolução industrial, diz Michelle Meisels.
A especialista indica cinco tendências principais que estão impulsionando em grande parte o futuro da construção:
- Operações inteligentes
- Pré-fabricação e construção modular
- Dados e análises avançadas
- Futuro do trabalho
- Fornecimento estratégico
A diretora da Deloitte avalia que, para navegar nesse cenário de indústria em rápida mudança, as empresas de Engenharia & Construção (E&C) devem desenvolver uma base de operações conectada, integrada e automatizada – uma rede dinâmica e sempre ativa que fornece acesso contínuo a informações, análises e insights, com uma série de recursos de eficiência e produtividade. aprimorando tecnologias.
Com essa base, prossegue Michelle, as empresas de E&C podem consolidar plataformas de gerenciamento de construção com camadas de análise para permitir agendamento dinâmico e informar decisões baseadas em dados no curto prazo.
“E, a longo prazo, eles podem fornecer soluções prontas para uso com parceiros preferenciais do ecossistema. Isso deve ajudar as empresas de E&C a fornecer maior certeza sobre cronogramas e orçamentos, aumentar a produtividade e reduzir a interrupção no local. Este novo padrão da indústria que digitaliza e conecta os locais de trabalho sobrepondo a análise de dados pode ajudar a impulsionar a dinâmica,
Principais mudanças de capacidade: processos tradicionais versus futuros
Embora muitas empresas de E&C estejam mudando gradualmente de processos principalmente manuais para a implantação de soluções pontuais e casos de uso único, ou “bolsos de digital”, fazer uma transição bem-sucedida geralmente exige mudanças fundamentais nas formas gerais de trabalho.
“Espera-se que essas mudanças fundamentais de capacidade envolvam a mudança de áreas de processo tradicionais para operações mais sofisticadas no futuro”, afirma a executiva.
Áreas de processo tradicionais
- Design de engenharia
- Compras
- Montagem externa
- Construção e construção no local
- Gerenciamento de Projetos
Áreas de processo futuras
- Configuração e projeto estrutural
- Suprimentos estratégicos e compras
- Pré-fabricação e logística
- Instalação e construção no local
- Gestão inteligente de portfólio
Ela acrescenta que, para se preparar efetivamente para essas mudanças fundamentais, os esforços de transformação de uma empresa de E&C devem ser sustentados por uma estratégia para conectar instalações de pré-fabricação e armazenamento, canteiros de obras e redes de fornecimento estendidas por meio de um centro de comando – um conjunto de ferramentas e técnicas que permitem às empresas gerenciar proativamente seu processo de construção de ponta a ponta em tempo real e obtenha novas eficiências por meio de visibilidade conectada, gerenciamento proativo de exceções e insights preditivos.
“As operações inteligentes, conectadas, integradas e automatizadas fornecem uma base única com o rastreamento de informações em tempo real”, ensina a especialista.
Segundo ela, esse movimento posiciona as empresas para fornecer melhorias na tomada de decisões por meio de análises avançadas, permitir o gerenciamento remoto de ativos sempre que possível e otimizar a alocação e utilização da força de trabalho.
Para estabelecer uma base sólida para um futuro de sucesso e fornecer os resultados desejados, as empresas de E&C devem se concentrar em ter uma abordagem holística de convergência de tecnologia que conecte, integre e automatize os canteiros de obras com toda a cadeia de valor em uma infraestrutura segura e inteligente.