Arábia Saudita quer construir cidade com edifício único de 170 km

O plano é grandioso e levará anos para ser concluído. Mas, para os objetivos da Arábia Saudita, isso é apenas um detalhe. O governo do país divulgou recentemente a ideia de construir uma cidade futurista de um edifício só, com 170 km de extensão e podendo abrigar 9 milhões de pessoas.

Trata-se do projeto urbano “The Line”, uma das ações de um plano mais ousado, o Neon. A cidade ficará localizada no noroeste do país, perto do Mar Vermelho, de acordo com um anúncio do príncipe herdeiro do reino, Mohammed bin Salman.

Em comunicado divulgado à imprensa,  o governo saudita explicou: o “The Line” é um edifício proposto de 200 metros de largura que atua como uma cidade vertical, projetada para ficar a 500 metros acima do nível do mar. Ele terá 34 quilômetros quadrados.

Já o projeto Neom é um mega-empreendimento que reúne países e começou a ser construído em 2019. Ele prevê que a cidade será abastecida por energia limpa e funcionará com a ajuda de inteligência artificial. Empregadas robóticas, táxis voadores e uma lua artificial gigante são anunciadas como marcas de um paraíso tecnológico prometido.

Bin Salman disse, no comunicado à imprensa, que “os projetos desafiarão as tradicionais cidades planas e horizontais e criarão um modelo de preservação da natureza e melhoria da habitação humana. “O “The Line” enfrentará os desafios enfrentados pela humanidade na vida urbana hoje e lançará luz sobre formas alternativas de viver”, afirmou.

De acordo com a rede CNN, o projeto Neom é financiado por US$ 500 bilhões do governo saudita e do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês) –um fundo soberano presidido por bin Salman– e com investidores locais e internacionais. Estava previsto para ser inaugurado em 2025, mas precisará de mais cinco anos para ser concluído.

Contato

Tel.: (32) 3532-6362
WhatsApp: (32) 98420-4422

Endereço
Rodovia Km 6, Ubá – MG, CEP 36500-000

Receba nossas novidades por e-mail

Falar conosco
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?